PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID
Subprojeto de Licenciatura em: Geografia
O subprojeto de Licenciatura em Geografia busca
a promoção de ações que visem à qualificação do Ensino de Geografia na rede
pública de Educação Básica através da integração da Universidade com as escolas
envolvidas no projeto. Entendendo a escola como um relevante espaço de
experimentação para a construção do conhecimento na formação de professores, e
em consonância com o tema transversal anual da instituição ao qual este projeto
está vinculado, nosso trabalho será pautado pela temática “Inovação, Tecnologia
e Sociedade”. Compreendemos tais pontos como indissociáveis na busca por um
ensino de geografia que incorpore e traga para o cotidiano escolar experiências
inovadoras, metodologias que incorporem o avanço e difusão de novas
tecnologias, e que esteja sintonizado com as necessidades sociais e aos
desafios para uma formação cidadã plena do educando. A proposta para presente projeto: auxiliar o
professor (seja ele em formação ou em exercício) em seus saberes, ciente que
tem muito para aprender nas trocas com os outros sujeitos e tendo em sua
perspectiva de trabalho a necessidade e a responsabilidade de atualização
contínua, para, de fato, tornar a geografia um campo de saberes relevante no
cotidiano do aluno e da sociedade onde ele está inserido.
Objetiva-se:
Objetiva-se:
- Contribuir na melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e das Médias do Exame Nacional do Ensino Médio das escolas envolvidas no projeto.
- Estimular que o aluno-bolsista permaneça na Licenciatura em Geografia e sinta-se estimulado a atuar como docente na Educação Básica da rede pública, conhecedor de seu papel enquanto profissional e enquanto cidadão no processo de ensino-aprendizagem.
- Despertar a consciência entre educadores e alunos para o fomento de metodologias e práticas docentes de caráter inovador, que utilizem recursos de tecnologia da informação e da comunicação em sua execução;
- A implementação de uma postura pedagógica inovadora nas práticas e saberes que compõem o ensino da Geografia na Educação Básica, área esta onde atuam professores de outras ciências, que por vezes, tornam-se meros reprodutores de informações contidas em livros didáticos, estando ausente um importante referencial teórico-metodológico da geografia.
- A valorização do espaço da escola pública enquanto campo de experiência para a construção do conhecimento na formação de professores para a educação básica
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