quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Por que estudar geografia?

  por Taiane de Cassia Costa e Salena Campos da Mota - Bolsistas do projeto PIBID.

Essa é uma das principais perguntas que fazemos quando ouvimos falar em geografia. Por que estuda-la? Por que aprender geografia?
Na década de 70 iniciou-se nos Estados Unidos a expressão “analfabetismo geográfico”, isso devido a enorme carência de conhecimentos geográficos na época entre a população geral e os estudantes. O analfabetismo geográfico, este que outrora ainda persiste em partes em tempos atuais.

Para descontrair:

                                                            fonte: Google imagens

A importância do estudo da geografia

Estudar geografia e uma das formas de compreendermos o espaço onde vivemos, seja uma cidade, uma área rural assim como, os demais países bem como o Brasil. Uma das preocupações do estudo geográfico é o espaço da sociedade humana, onde o ser humano modifica, e (re)constrói permanentemente, através de industrias, cidades, populações, agricultura entre outros. Todos esses elementos constituem o espaço geográfico que a cada momento é (re)construída pela atividade do ser humano, além disso, os conceitos geográficos também auxiliam as pessoas a navegar ou orientar-se melhor neste mundo apinhado de propagandas, informações e pensamentos já prontos, que todos repetem, mesmo sem saber o que significam. Para isso, devemos refletir sobre o nosso mundo, compreendendo-o no âmbito local até os âmbitos nacionais e planetários. E a geografia é um instrumento indispensável para empreendermos essa reflexão, que deve ser à base da nossa atuação no mundo.

“Muitos ainda pensam que a geografia não passa de uma disciplina descritiva, que fornecem descrições “neutras” ou “desinteressadas” sobre o mundo: o clima do sul da Ásia, o relevo da Europa, os fusos horários da Rússia, etc. Contudo, a despeito das aparências, a geografia não é um saber sem utilidade [...] Na verdade, ela é útil para a vida pratica e interessada bastante a todos os cidadãos. Pois a geografia serve, em primeiro lugar, para fazer guerra. Isso não significa que ela sirva para conduzir operações militares ela serve também para organizar territórios, para o exercício do poder, sobre um espaço, para que as pessoas aprendam a se organizar no espaço para nele atuar”.

Lacoste, Yves. A geografia – isso serve em primeiro lugar, para fazer a guerra.



3 comentários:

  1. Poderia ser menor, rsrs,mais o. Texto foi ótimo! ,obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Poderia ser menor, rsrs,mais o. Texto foi ótimo! ,obrigada!

    ResponderExcluir
  3. OII AMIGA IANDRA TBM VIM AKI NESSE SITE NOSS GIGANTIIIEIEIEIEIIEIE RSRSRS POREM BOM KKK :'D

    ResponderExcluir