sábado, 13 de outubro de 2012

Pensando na "GEOGRAFIA".



                  A Geografia; por meio dela podemos compreender como diferentes sociedades interagem com a natureza na construção de seu espaço, as singularidades do lugar em que vivemos, o que o diferencia e o aproxima de outros lugares e, assim, adquirir uma consciência maior dos vínculos afetivos e de identidade que estabelecemos com ele. Também podemos conhecer as múltiplas relações de um lugar com outros lugares, distantes no tempo e no espaço e perceber as relações do passado com o presente. O documento de Geografia propõe um trabalho pedagógico que visa à ampliação das capacidades dos alunos do ensino fundamental de observar, conhecer, explicar, comparar e representar as características do lugar em que vivem e de diferentes paisagens e espaços geográficos.





conhece o mundo atual em sua diversidade, favorecendo a
compreensão, de como as paisagens, os lugares e os territórios
que se constroem;

identifica e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas
conseqüências em diferentes espaços e tempos, de modo que
construa referenciais que possibilitem uma participação
propositiva e reativa nas questões socioambientais locais;

conhece o funcionamento da natureza em suas múltiplas
relações, de modo que compreenda o papel das sociedades na
construção do território, da paisagem e do lugar;

compreende a espacialidade e temporalidade dos fenômenos
geográficos estudados em suas dinâmicas e interações;

compreende que as melhorias nas condições de vida, os direitos
políticos, os avanços tecnológicos e as transformações
socioculturais são conquistas ainda não usufruídas por todos os
seres humanos e, dentro de suas possibilidades, empenhar-se
em democratizá-las.




Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental.
Parâmetros curriculares nacionais : geografia /

Postado por: Rainer Filgueiras.









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