Por Taiane de Cássia Costa e
Katiane Araújo
No dia 25 de outubro de 2012 foi realizada
na Universidade Federal do Pará campus Altamira, o primeiro ciclo de seminários
do PIBID ( Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). O projeto
busca a promoção de ações que visem à qualificação do Ensino de Geografia na
rede pública de Educação Básica através da integração da Universidade com as
escolas envolvidas no projeto.
O 1º Ciclo de Seminário do PIBID
Geografia, teve como objetivo incentivar
a oratória, desinibição dos bolsistas da escola Professora Ducilla de Almeida, através da criação e apresentação
do artigo voltado para o ensino, sendo
este exposto em forma de seminário aberto para a sociedade e
público acadêmico. O artigo desenvolvido trouxe como tema: Por que exercer a docência, professor
ser ou não ser? Segundo a bolsista Katiane Araújo a escolha do tema foi devido a observações no
ambiente escolar onde visualizaram as dificuldades vividas pelos profissionais
da educação já que estes poderiam escolher outra profissão.
Para desenvolvimento dos dados da
pesquisa foram aplicados questionários com os professores da escola
supracitada, onde foram constatados que a maior parte dos professores permanece
na educação devido aos valores altruístas.
Os resultados da pesquisa foram:
Perguntas
|
Resultados
|
Ao optar pela docência, você tinha informação
suficiente sobre a sua futura carreira?
|
64%
sim
36%
não
|
Como você avalia as condições de trabalho oferecidas
pelo governo?
|
64% regular
22% ruim
14% bom
0% péssimo
0% ótimo
|
Quais eram as principais dificuldades encontradas
por eles na rede pública de ensino?
|
43%
desinteresse do aluno
22%
precariedade da estrutura física da escola
14% não
responderam
7%
baixo salário
7%
problemas estruturais e de gestão
7%
dificuldade de acesso ou / deslocamento.
|
O que motiva a permanecer na docência?
|
57% não
responderam
29 % o amor pela profissão
7% status
associado a carreira
7% aspecto
salarial
0% a busca pela melhoria da educação
|
Observa-se com esta pesquisa que há uma grande
dificuldade de motivação para futuros docentes o que assusta bastante,
principalmente porque essa falta de motivação esta relacionada com a falta de
interesse dos estudantes em sala de aula. Destaca-se também a falta de
participação do poder público quanto a valorização do docente visto sua função social importantíssima para formação de indivíduos
formadores de opinião.
Após a apresentação do seminário realizado no
auditório da UFPA , houve um numero significante de discentes e docentes que
socializaram de forma produtiva a temática abordada pelo grupo.
Fotos: Taiane de Cássia Costa
A Prática de seminário
dos bolsistas do PIBID contará com apresentações mensais dos acadêmicos do
projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário